domingo, 27 de fevereiro de 2011

Melhores vinhos portugueses de 2010

Valor Econômico - Eu & Prazeres - 24.02.2011 -D10

Revistas especializadas elegem os melhores de Portugal Vinhos
por Jorge Lucky

As publicações especializadas em vinhos de Portugal, "Revista de Vinhos" e "Wine - Essência do Vinho", divulgaram, como sempre fazem em suas edições de fevereiro, os melhores do ano anterior em cada categoria. Além de produtores, vinícolas, e pessoas que mais se destacaram em 2010, as duas revistas relacionam os melhores vinhos do período.

A primeira, a mais antiga do setor no país, e agora com padrão gráfico renovado, concede "Prêmios de Excelência" a rótulos que no entendimento de sua equipe de degustadores, "mais se destacaram qualitativamente". A "Wine", por sua vez, especifica e os classifica pela pontuação alcançada, um ranking que vai sendo atualizado ao longo do ano, premiando como "Vinho do Ano" aquele que terminou na liderança. Independentemente dos critérios que ambas utilizaram, as listas são sempre boa referência para saber quem está com prestígio na terrinha e quais vinhos vale correr atrás - daí minha iniciativa de especificá-los em tabela.

Para ser bem honesto, e talvez precipitado, uns dois ou três entre os premiados pela "Revista de Vinhos" não mereceriam fazer parte desse grupo (interesses em jogo?), mas vou prová-los na minha próxima ida a Portugal, em maio, torcendo para ser um devaneio da minha parte e estar equivocado.

No que diz respeito aos melhores em suas categorias, a escolha foi criteriosa, tanto que, fato pouco comum, alguns nomes foram indicados por ambas as publicação, caso de João Portugal Ramos (Personalidade do Vinho), pela "Wine", e Viticultura do Ano, pela "RV", e Sogrape, melhor produtor pela "Wine" e empresa do ano pela "RV".

João Portugal Ramos é uma das figuras mais importantes do Alentejo, tendo, primeiro como consultor, feito um grande trabalho na região, em particular na Carmim, Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsarraz, um modelo no gênero e, a propósito, eleita cooperativa de 2010 pela "RV". Foi deixando a função de assessor à medida que sua própria vinícola ganhou corpo em 1997 (representada no Brasil pela Casa Flora/Porto a Porto).

A Sogrape, por sua vez, poderia se apresentar como maior grupo vitivinícola português, mas o termo "maior" tem uma conotação de "indústria" que não faz justiça ao padrão e dedicação que o grupo impõe a cada uma de suas marcas individualmente. Comandado pela família Guedes, seu corpo técnico é de alto gabarito, com funções e responsabilidades bem especificadas, abraçando as principais regiões do país onde ela está presente, com vinhedos e adegas de vinificação próprios. Compõem seu estrelado portfólio rótulos do porte de Barca Velha e Quinta da Leda, no Douro (importados pela Zahil), os Vinhos do Porto Ferreira (Inovini), Offley (Zahil) e Sandeman (Pernod Ricard), Quinta dos Carvalhais, no Dão, Herdade do Peso, no Alentejo (ambos com Zahil), além dos projetos além mar, caso da Finca Flichman (La Pastina), em Mendoza, Framinghan, na Nova Zelândia (Zahil) e Château Los Boldos, adquirida recentemente no Chile.

Um dos prêmios de maior expressão nas listas das duas revistas sempre é o destinado ao enólogo do ano, função que pela sua grande importância gera enorme expectativa. O escolhido pela "RV" foi o talentoso e competente Francisco Olazabal, o Xito, responsável pelo irrepreensível e altamente consistente padrão de qualidade dos vinhos da Quinta do Vale Meão, propriedade de sua família. Xito, além de comandar o Meão, assessora a Quinta do Vallado (Cantu), de seus primos, a família Ferreira, e de um novo e promissor projeto no Dão, o Munda. Olazabal tem a quem puxar. É neto de Fernando Nicolau de Almeida, uma das maiores personalidades do setor em Portugal no século 20, mentor e criador do mítico Barca Velha.

A "Wine" elegeu o igualmente talentoso António Luis Cerdeira, produtor do Soalheiro Alvarinho (Mistral), uma referência em vinhos do gênero. Seu Primeiras Vinhas 2009, foi considerado "vinho do ano" pela mesma publicação e foi contemplado com o "Prêmio de Excelência" pela "RV". Da mesma região, o Minho, e mestre em trabalhar a mesma casta, alvarinho, Anselmo Mendes recebeu o título de "Produtor do Ano" pela revista.

Acompanhar ano a ano a lista de premiados pela "RV" permite não só ficar a par de quem se destacou durante o período, mas também atentar a quem possivelmente fará sucesso no futuro. E estes muitas vezes começam sendo escolhidos como "produtor revelação" pela "RV". Nas edições passadas, receberam a menção, por exemplo, Vale d'Algares (Premium), do Tejo, Altas Quintas (Decanter), Herdade do Rocim (Premium) e Solar dos Lobos (Mercovino), vinícolas que seguiram se aprimorando e hoje são opções de vinhos seguras para o consumidor sedento por bons (e ainda acessíveis) vinhos portugueses. Não é por acaso que o Solar dos Lobos Grande Escolha, listado na tabela, já tenha alcançado um "Prêmio de Excelência". Diante disso, é bom não perder de vista a Monte da Raposinha, do Tejo, selecionada em 2010.

Como vinhos de mesa e fortificados fazem parte de mundos distintos, com discernimento a "RV" tem por bem separá-los, outorgando prêmios à parte para empresa e enólogo dos dois gêneros. Assim, a vinícola selecionada este ano na categoria "vinhos generosos" foi a J. H. Andressen, uma casa familiar de pequeno porte, fundada em 1845 e nas mãos de portugueses. Apesar de pouco conhecida, a Andressen é cultuada pela crítica por seus ótimos colheitas de mais idade e belos "tawnies".

Singular, ainda, foi a escolha de Ricardo Barbeito, produtor da Madeira, como "enólogo do ano". Não só por sair fora do eixo Vinho Porto-Moscatel, celeiro de ganhadores na categoria, mas também em função de os madeiras serem bem tradicionais e não permitirem grandes inovações. Na verdade, Barbeito não inventou nada, simplesmente se esmerou nos detalhes e na melhoria da imagem desses vinhos, enfatizando, entre outras coisas, seus atributos na harmonização com a comida. Harmonização, tudo a ver. Algo bem diferente de ser lembrado apenas como componente de molhos, aqueles que contribuem para os tão difundidos "filé ao molho madeira".



Matérias sobre educação e modalidades de cursos do Jornal Folha de Londrina

Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Iniciação Científica para carreira acadêmica

A Iniciação Científica é uma oportunidade que o estudante tem de entrar em contato com a área científica já desde a graduação. Além disso, a participação em projetos conta pontos para quem quer seguir a pós-graduação stricto sensu. ''Na Iniciação Científica, o aluno acompanha um professor que desenvolve um trabalho de pesquisa ou um estudante de mestrado ou doutorado em suas pesquisas'', conta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL em exercício, Carmen Neves. No momento, a universidade possui 1.200 alunos de Iniciação Científica.

Para participar, o aluno também pode ter acesso a bolsas do CNPq, e ainda da Fundação Araucária ou da própria UEL. ''Para o aluno que tem interesse, é importante que ele procure um professor orientador para se inscrever para as bolsas'', a pró-reitora avisa. Cada professor que possui um projeto recebe uma cota de bolsas, e é com eles que os alunos devem pleitear sua bolsa. Portanto, para escolher o projeto, o estudante deve levar em conta a disciplina e a linha de pesquisa que o professor segue. Ao final do projeto, o aluno deve apresentar trabalho oral e escrito a representantes do CNPq em evento que acontece todo ano na UEL, integrando as universidades estaduais.(M.F.C.)





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Mestrado profissional ganha espaço em Londrina

São poucos os mestres e doutores que trabalham em empresas, mas esta possibilidade pode ser benéfica para ambos os lados. Por isso, há dois anos, o Ministério da Educação normatizou a atividade de mestrado profissional, curso que visa formar profissionais mestres e com conhecimento para trabalhar na indústria. Mayka Pedrão, diretora de pesquisa e coordenadora do primeiro mestrado profissional em Tecnologia de Alimentos no Brasil, recém-implantado no campus da Universidade Tecnológica do Paraná em Londrina (UTF-PR), explica que, como são poucos os doutores que trabalham na indústria, o curso permite professores sem o título no corpo docente. Se o know-how do profissional for comprovado, ele pode ser agrupado ao corpo docente.

O mestrado profissional propicia ao aluno um conhecimento mais focado na dinâmica da indústria, mas ao mesmo tempo dando a ele um título de mestre. Não é como uma pós-graduação lato sensu, porque é um estudo mais aprofundado. O aluno vai afunilar sua área de atuação no momento em que procura o seu orientador para o desenvolvimento da sua dissertação. Também não é um mestrado convencional porque o aluno não precisa estar envolvido com a pesquisa clássica. Para Mayka, a região possui histórico de grande número de indústrias de alimentos, desde a grande até pequena, nas mais diferentes áreas. ''Cresce muito a busca pelo profissional na área.'' A preocupação cada vez maior com a sanidade dos alimentos, desenvolvimento de produtos, inovação e controle de qualidade pela indústria intensifica ainda mais a procura por profissionais capacitados. Mie Francine Chiba Reportagem Local





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Alta demanda em educação e saúde

Instituições lançam cursos nas áreas para atender necessidade da cidade

Uma considerável parcela dos cursos oferecidos pelas instituições este ano são das áreas de saúde e educação. O lançamento de cursos novos na cidade é reflexo das necessidades no mercado de trabalho, segundo declaram as instituições de ensino superior. Os onze cursos que a Universidade Norte do Paraná (Unopar) oferece pela primeira vez em 2011 atuam em três frentes: Educação, Saúde e Gestão. ''Até pelas características da cidade'', observa o coordenador de Pós-Graduação da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Paulo Afonso Espínola de Oliveira Lima. ''Temos muitos hospitais, clínicas e necessidade de mão de obra cada vez maior para que essas empresas sejam tocadas.''

Com 15 turmas já confirmadas, a pró-reitora de Pesquisa e Pós- Graduação do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Damares Tomasin Biazin, acredita que a instituição seja reconhecida pelos cursos de pós-graduação em saúde. Enfermagem Obstétrica, UTI, Saúde Coletiva e Auditoria são os tradicionalmente mais procurados, ela diz. Este último, inclusive, é recomendado pelo Ministério da Saúde. Para 2012, a previsão é que cursos de pós nas áreas de Biomedicina e Medicina Veterinária sejam ofertados pela Unifil. No pólo do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) em Londrina, os três novos cursos ofertados são da área de educação. ''É uma necessidade hoje capacitar o professor tanto da rede pública quanto privada que não tem condições de assistir a uma aula presencial'', declara o diretor do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, Willian Kendrick Silva.

O diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Valdecir Bertoncello, considera que os cursos relacionados a educação são muito procurados por profissionais formados em licenciaturas. ''A educação é um eixo temático na pós porque tem muito professor em áreas de conhecimentos como engenharia, química, biologia que não tem formação para docência e, quando entram em sala de aula, passam por dificuldades.'' Finanças, Gestão e Direito são cursos que sempre têm procura garantida, diz o decano do campus da PUC-PR em Londrina, Charles Vezozzo. ''O Brasil tem um sistema tributário complexo'', diz. Mie Francine Chiba Reportagem Local





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Cursos valorizados

Para a Unifil, Londrina é referência em saúde e faltam profissionais capacitados

Reconhecidos na região, os hospitais e clínicas de Londrina atraem habitantes até de municípios vizinhos para tratamento. De carona, vem a alta demanda por profissionais capacitados na área, e os cursos de pós-graduação têm grande responsabilidade de absorvê-las. O Centro Universitário Filadélfia (Unifil) oferece três novos cursos relacionados à área de saúde. Pela primeira vez o curso de pós-graduação em Gerontologia será ofertado. ''Sabemos que a população dos idosos é a que mais tem crescido no mundo. O Brasil está em 16º lugar em população total de idosos. A previsão é que, em 2020, ele esteja na 6 posição,'' contextualiza a pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Unifil, Damares Tomasin Biazin.

Pedagogia Hospitalar - Ainda pouco presente nos hospitais, o pedagogo pode fazer diferença na vida de crianças que precisam ficar um longo tempo internadas. O curso de pós-graduação em Pedagogia Hospitalar visa capacitar esse profissional. ''Essas crianças ficam muito tristes pela ausência da escola, perdem o contato com a sociedade, agravando o quadro da doença'', afirma a coordenadora do núcleo de apoio pedagógico da Unifil, Miriam Maria Bernardi Miguel. Musicoterapia - O curso de Musicoterapia é outra novidade da Unifil. ''É voltado não só ao músico, mas a qualquer profissional que quer trabalhar com música.'' De acordo com a coordenadora, esta é uma opção também voltada à área de saúde.(M.F.C.) Mie Francine Chiba Reportagem Local





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Mestres e doutores na indústria

Quem faz pós-graduação stricto sensu não precisa obrigatoriamente seguir a carreira acadêmica. Josiane Vignoli, pesquisadora no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Café Iguaçu, tem mestrado e doutorado na área de alimentos. Para ela, a pós stricto sensu é fundamental para a área de pesquisa dentro das indústrias. E vice-versa. Tanto que, na ocasião do doutorado, a empresa cedeu projeto de pesquisa sobre antioxidantes no café para a sua tese, e o estudo foi utilizado para desenvolver produto dentro da indústria. ''Principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento, as indústrias exigem, no mínimo, mestrado, porque é lá que se tem ideia de como desenvolver um projeto, trabalhar com desenvolvimento de produtos'', pontua. Mesmo para quem não atua na área de pesquisa, a pós stricto sensu pode contribuir no trabalho dentro da indústria. Para o supervisor do setor de Controle de Qualidade, André Mori, mestre na área de alimentos. ''O mestrado agrega muita informação, te dá uma visão mais ampla. Principalmente no momento em que você se depara com situações não previstas, a visão da área acadêmica contribui muito.''(M.F.C.)





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Pós-graduação a distância

Modalidade oferece mais flexibilidade de horários e interatividade on-line; aulas contam também com trabalhos em grupo, leituras e dinâmicas

O crescimento do Ensino a Distância ocorre inclusive na pós-graduação. São muitas as facilidades que justificam este crescimento, mas as principais são a flexibilidade de horários e recursos midiáticos que viabilizam o aprendizado. Os cursos de pós-graduação a distância têm encontros com teleaulas. Os professores, espalhados por qualquer lugar do País, podem gerar aulas para o Brasil inteiro. Os alunos se reúnem em pólos na sua cidade para assistirem a transmissão da aula. Em cada sala, há um tutor presente que faz a mediação entre os alunos e o professor. A comunicação se dá por meio de chats.

A professora universitária Josilaine Burque Ricci Nascimento resolveu fazer um curso de especialiação EAD sobre Ensino à Distância pela praticidade e porque deseja se informar sobre esta modalidade de ensino. ''As vantagens são a a flexibilidade em relação ao tempo. A gente pode adaptar bem funções pessoais enquanto está trabalhando. Às vezes estou em casa, à noite, com a família, e posso tirar um tempo para estudar na internet.'' Acompanhando o crescimento da modalidade, ela deseja estar preparada para dar aulas no EAD no futuro. ''O que observo é que há uma expansão do Ensino à Distância no Brasil. E queira ou não, esses avanços do EAD estão chegando no presencial também.''

Também durante os encontros, os alunos têm aulas atividades, com trabalhos em grupo, leituras , dinâmicas. Nos intervalos entre um encontro e outro, os alunos encontram atividades também na internet, nas quais são acompanhadas por uma tutoria eletrônica. É preciso, no entanto, ter disciplina e organização para estudar no EAD, haja vista a autonomia dada ao aluno para estudar. O perfil do aluno do Ensino A Distância é do autodidata. A estrutura disponibilizada on-line ao alunos da Unopar Virtual conta com webaulas, avaliações virtuais, produções textuais e biblioteca digital, por onde as aulas podem ser revistas a qualquer hora. Cerca de 48 horas antes de cada aula, o material didático é disponibilizado no ambiente virtual. A Unopar é uma das instituições em Londrina que oferecem a modalidade. A instituição possui 427 pólos de apoio presencial em todos os estados.

Pela internet, também há tutoria eletrônica que o estudante pode contatar através de fóruns e mensagens. O tutor eletrônico conta com o suporte do professor e coordenação para orientar os alunos. As avaliações também são realizadas presencialmente. ''Quando o EAD começou, as pessoas vinham com desconfiança. Hoje, o EAD já está bem consolidado, e as pessoas procuram pela facilidade que permite. Poder conciliar famíla, estudo e trabalho'', declara a pró-reitora de Ensino A Distância da Unopar Virtual, Elisa Maria de Assis. ''Com a disseminação da tecnologia da comunicação e da informação, as pessoas têm procurado mais estes cursos. E a tendência é crescer bastante nos próximos anos.'' Segundo ela, o EAD na Unopar Virtual começou com 1.000 alunos e 2003 para chegar em 2011 com 130.000. Só na pós, são 5.000 alunos. ''O aluno que está inserido no mercado de trabalho, que ficou longe dos estudos por tempo sinificativo, volta a estudar com as opções que o EAD oferece.'' Este ano, a Unopar Virtual está oferecendo nove cursos novos na modalidade nas áreas de educação, saúde e gestão.

Cesumar - Na pós-graduação do Cesumar, dos 2 mil alunos mais da metade estuda pelo EAD. As aulas são transmitidas ao vivo via satélite a cada três semanas e o aluno estuda, nos intervalos, pelos ambientes virtuais. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o aluno tem acesso a conteúdo específico do curso e a atividades avaliativas via internet com o apoio de professor mediador para as dúvidas. No Cesumar, o estudante tem a possibilidade de assistir às aulas de casa, através da internet. A instituição possui 58 pólos espalhados pelo Brasil, inclusive em Londrina. A oferta de cursos do Cesumar este ano aumentou com mais três pós-graduações na área de educação. Mie Francine Chiba Reportagem Local





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Lato sensu ou stricto sensu?

Desde o primeiro ano do ensino superior, o aluno já deve pensar no seu futuro depois da graduação; saiba quais são os caminhos

Ao entrar na universidade, várias palavras e termos novos entram no vocabulário do estudante. A pós-graduação é uma delas. ''Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que existem dois tipos de pós: lato sensu e stricto sensu'', lembra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Carmem Silvia Vieira Janeiro Neves. ''O estudante pode fazer os dois, sem demérito para nenhum, mas cada um tem sua especificidade'', ela continua. Aos ingressantes, é bom já ficar atento e se informar mais sobre o assunto, porque é no decorrer do curso que o aluno deve decidir qual lado seguir e qual a especialização que deseja fazer. A carreira profissional já começa a ser construída desde o primeiro dia de aula, observa a pró-reitora em exercício. Por isso, é importante pensar, desde o início, a direção que se quer tomar na vida profissional. ''Uma dica é, já ao longo do curso, começar a perceber dentro das várias disciplinas a que se identifica mais, tem mais vontade de se aprofundar.'' ''Antigamente, o profissional só graduava. Hoje, muitas empresas, além da experiência e histórico escolar, preferem profissionais com mais formações'', avisa a pró-reitora.

Lato sensu - A pós-graduação lato sensu é mais indicada para os estudantes que já se encontram inseridos no mercado de trabalho e desejam se especializar. Para isso, ele vai buscar, em sua instituição, as especializações. ''Estas especializações são para atender o mercado de trabalho'', diz Carmen. ''As especializações são mais rápidas. Em um ano o estudante consegue o diploma.'' A carga horária mínima é de 360 horas. No caso das residências, elas podem durar dois anos. As aulas geralmente acontecem duas vezes por semana. Os critérios de seleção para as especializações podem incluir prova escrita, entrevista e análise de currículo. Os residentes não pagam mensalidade, uma vez que estão prestando um serviço à comunidade. Já nos outros casos, a mensalidade vai variar de acordo com a área. Na conclusão do curso, o aluno precisa apresentar uma monografia. Todas as especializações da UEL disponíveis podem ser conhecidas através do site.
Stricto sensu - Na área acadêmica, atividades no decorrer do curso são determinantes para o futuro do estudante. ''Às vezes, só no fim do curso que cai a ficha e o aluno não fez estágio. Isso, para quem está prestando mestrado, pode ser fatal'', afirma Carmen. O mestrado entra na pós-graduação stricto sensu. ''Se o estudante gosta da carreira acadêmica, de ser professor de universidade, ou quer ser pesquisador, seguir carreira científica, tem que ter, no mínimo, mestrado. Em algumas áreas, sem doutorado ele não consegue pontuação em nenhum curso'', explica a pró-reitora. Dois anos é o tempo de duração de um mestrado, que exige, ao final, a apresentação de uma dissertação. No doutorado, o aluno vai aprimorar e aprofundar o trabalho realizado no mestrado, com mais quatro anos de estudos. Na conclusão, o aluno deve apresentar sua tese. Na UEL, existem 39 cursos de mestrado e 16 de doutorado.

Nem o mestrado nem o doutorado são pagos, e o estudante pode pleitear bolsas de estudo. Na UEL, são distribuídas bolsas da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão subordinado ao Ministério da Educação, e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), subordinado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, de acordo com a classificação do aluno e com os critérios de cada curso. Na pós-graduação stricto sensu, o aluno escolhe o assunto em que deseja se aprofundar de acordo com a linha de pesquisa e o direciona na sua dissertação e tese. O processo de seleção no mestrado também envolve prova escrita, entrevista e análise de currículo. No caso do doutorado, entra na análise do currículo do aluno a publicação de artigos em revistas científicas. Mie Francine Chiba Reportagem Local





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Reconhecimento dos cursos

Antes de escolher o curso de pós-graduação, é importante lembrar que os cursos lato sensu podem ser oferecidos apenas por instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação), enquanto os stricto sensu (programas de mestrado e doutorado) devem ser autorizados, reconhecidos e renovados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Na categoria lato sensu, as instituições credenciadas devem oferecer cursos apenas nas áreas em que possuem competência e serem diretamente responsáveis pelos cursos. Diferente dos programas de mestrado e doutorado, não dependem de autorização ou reconhecimento. Os interessados podem consultar as instituições credenciadas no site emec.mec.gov.br.
Já as instituições que oferecem cursos stricto sensu precisam submeter seus programas de mestrado e doutorado a avaliação da Capes para poderem expedir diplomas com validade nacional reconhecidos pelo MEC. Os programas que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) são acompanhados anualmente e avaliados trienalmente por comissões de consultores vinculados a instituições de várias regiões do País. A eles, são atribuídas notas de 1 a 7, sendo que os cursos que obtiveram nota igual ou superior a 3 são recomendados e, posteriormente, reconhecidos pela entidade.

Já as propostas de cursos novos de pós-graduação devem ser avaliados pela Capes para integrarem o SNPG. Neste caso, a Capes analisa a qualidade das propostas e se elas atendem ao padrão exigido. Para consultar a lista de cursos de pós-graduação stricto sensu, o interessado deve acessar o site da Capes (www.capes.gov.br). O Paraná possui 23 instituições de ensino superior com 320 programas de mestrado e doutorado reconhecidos pela Capes. Destes, 202 são programas de mestrado, 99 de doutorado, e 19 de mestrado profissional.(Reportagem Local)





Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Master in Business Administration: o que é?

Depois de entender que existem dois tipos de pós-graduação - a stricto e a lato sensu - para muitos ainda deve ter ficado uma dúvida: e o tal MBA, o que é? O termo, muito difundido no meio acadêmico, vem do inglês Master in Business Administration, e como o próprio nome diz, é voltado à área de negócios, gestão e administração. O MBA é considerado pelo Ministério da Educação (MEC) como uma categoria de especialização lato sensu. O curso vai desenvolver no aluno capacidades que vão lhe ajudar em tarefas relacionadas a cargos de liderança, como direção e alta gerência. Um consenso relacionado à opção é que ela leva mais em conta a visão prática do

aprendizado que o teórico, sempre com o acompanhamento de estudos de caso. ‘‘No curso de economia, por exemplo, o aluno aprende a teoria básica e depois parte para estudos de caso, de situações econômicas de países, situações financeiro-econômicas de empresas’’, exemplifica José Carlos Abreu, professor e coordenador acadêmico de cursos de MBA do ISAE/FGV (Instituto Superior de Administração e Economia/ Fundação Getúlio Vargas).

No Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Londrina, os MBAs também são uma opção. Os cinco cursos nas áreas industrial, de construção civil, de projetos e de meio ambiente, os gestores são levados a dominar ferramentas de gestão com foco na prática. ‘‘O MBA vai colocar o aluno a par do que há de mais moderno na atuação naquela ferramente de administração do dia a dia e, a partir daí, melhorar sua performance’’, afirma o coordenador executivo de MBA e Pós-Graduação do Senai Londrina, José Luis Dalto. Como qualquer outro curso lato sensu, a carga horário mínima exigida é de 360 horas. Mas uma diferença fundamental é que profissionais de qualquer área podem fazer o MBA, diferente das outras pós-graduações. Mie Francine Chiba Reportagem Local.

Registre as histórias, fatos relevantes, curiosidade sobre Paulo Amaral: rasj@rio.com.br. Aproveite para conhecê-lo melhor em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b277b.htm

Eis o veículo (Motorella) que tenho utilizado para andar na ciclovia da Lagoa e ir ao trabalho sem suar