sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Entrevista ao Portal G1 sobre concurso da Receita Federal

http://mail2.terra.com.br/80trr/mime.php?file=424ed3d9-4de1-4f68-bd12-39ab56bdc47c%5B1%5D.pdf+-+Adobe+Acrobat+Professional.pdf&name=424ed3d9-4de1-4f68-bd12-39ab56bdc47c%5B1%5D.pdf+-+Adobe+Acrobat+Professional.pdf

Networking - Alumnis

Jornal do Commercio - Carrreiras - 02, 03 e 04.10.09 - B-16

Manter o contato e atualizar conhecimentos


CHICO BARBOSA

As associações alumnis são redes sociais criadas para facilitar o intercâmbio de informação que ajudam no estreitamento de laços entre ex-alunos de faculdades e universidades, tanto sociais quanto profissionais. O networking gerado por elas torna possível a geração de novos negócios e cria oportunidades de recolocação profissional. Nos mesmos moldes dessas redes acadêmicas, empresas como a KPMG criaram associações de ex-funcionários para a troca de informações e experiências profissionais.

"Existem poucas alumnis no Brasil; esse movimento ainda é muito incipiente aqui. A alumni da Coppead é voltada para, além de estimular a rede de relacionamento de seus antigos estudantes, acompanhar e incentivar o desenvolvimento profissional deles. Nós fazemos parceria com diversas empresas para ajudá-los nesse aprimoramento profissional e criamos várias maneiras de promover o networking, como a organização de palestras, mesas redondas, painéis e cafés da manhã", diz o presidente da Alumni Coppead (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Joaquim Sérgio Corrêa.

"O alumni foi a forma encontrada pelo Ibmec de continuar em contato com os seus ex-alunos, fornecendo algum tipo de apoio, seja como suporte para a carreira ou os ajudando com o networking. Aqui no Brasil ainda é difícil de ouvir falar nisso. Nos Estados Unidos, universidades como Harvard já desenvolveram esse tipo de comunidade", diz a analista de Marketing do Ibmec/RJ, Flávia Santoro.



palestras. Tanto a Coppead quanto o Ibmec oferecem diversas vantagens para os ex-alunos que decidirem se tornar alumni. De acordo com Corrêa, a Coppead tem hoje cerca de 6 mil alunos em empresas públicas, privadas e instituições do governo.

"São grandes especialistas no que fazem e ministram palestras ótimas em nossos eventos. De certa forma, isso é um tipo de retorno sobre o tempo que passaram aqui e adquiriram conhecimento. Hoje, em nosso quadro há cerca de 2 mil associados. A adesão é voluntária e por isso temos que convencer o pessoal a se associar. Cobramos uma pequena anualidade, porque as pessoas não dão valor ao que é de graça", diz, lembrando que no próximo dia 27 vai ser realizado o Fórum Alumni Coppead 2009.

O encontro abordará o tema Brasil no Cenário da Crise. O evento terá nomes como o diretor de Política Monetária do Banco Central, Mario Toros, e o diretor de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, ambos ex-alunos da Coppead.

Para estimular o networking, a instituição criou um fórum para seus associados. Corrêa explica que o fórum ajuda na recolocação profissional, pois todos os dias aparecem cerca de quatro ofertas de emprego dentro da rede e as empresas podem se informar sobre as pessoas que estão procurando trabalho. Alunos que estão terminando o mestrado também enviam e-mails ao fórum com o objeto da pesquisa e a informação que precisam, pedindo ajuda a quem puder contribuir.

Segundo Flávia Santoro, o Ibmec realiza o tempo todo campanhas de adesão à sua rede de ex-alunos. A instituição oferece programa de descontos e exclusividade em todos os seus cursos e acesso ao Ibmec Carreiras - voltado à otimização da competitividade dos seus associados. Foi criado também o Café com Conselheiro, evento no qual executivos dão orientação a esses ex-alunos. Santoro explica que executivos de alto nível inseridos no mercado reservam sempre algumas horas por ano para comparecer aos eventos. A Alumni do Ibmec tem cerca de 3 mil filiados e passará, em breve, a incluir a unidade de Brasília, além do Rio e de Belo Horizonte.

KPMG criou alumni corporativa



De acordo com a diretora de Marketing e Knowledge da KPMG no Brasil, Irani Ugarelli, o programa Alumni da empresa existe desde que ela foi fundada. A empresa de auditoria, fruto da fusão de três companhias, surgiu em 1987. Ao mesmo tempo, foi criada a sua Alumni, nos moldes daquelas que são mais comuns em ambientes acadêmicos. Irani explica que o perfil da companhia era ideal para esse tipo de associação.

"Nossos funcionários começam na KPMG sempre como trainees. Chegam no segundo ou terceiro ano da faculdade de contabilidade e ficam aqui até depois de se formarem. São cinco anos de intensa atividade profissional e de estudos para que essas pessoas possam atuar com mais autonomia e serem consideradas auditoras. Esses jovens estudavam juntos, compartilhavam informações juntos e participavam de equipes. Alguns deles iam para o mercado enquanto outros montavam empresa própria, mas a relação entre eles continuava sólida porque começaram a vida profissional juntos. A empresa percebeu que queria manter essas pessoas como amigos", pergunta a diretora.

Com a estruturação desses canais, a KPMG ajuda na integração entre os colegas de trabalho, o que é essencial para a profissão de auditor. "Se estou auditorando uma empresa, com a alumni me informo sobre como outros lidaram com problemas semelhantes", explica.

Segundo Irani, o profissional que entra na KPMG em 12 anos consegue virar sócio da empresa. "Não podemos ter 400 sócios, mas podemos ter 400 profissionais amigos, que oxigenam a companhia. Incentivamos os canais informais como o almoço de final de semana, o telefonema do final de tarde. Isso é o networking, que beneficia a todos", conclui.

Notificação judicial por meio de publicação no Twitter

Jornal do Commercio - Tecnologia - 02, 03 e 04.10.09 - B-9


Ordem judicial pelo Twitter


DA AGÊNCIA REUTERS

O Supremo Tribunal da Inglaterra emitiu nesta quinta-feira sua primeira ordem judicial via Twitter, explicando que a rede social e serviço de micro-blogs era a melhor forma de notificar um tuiteiro anônimo que fingia ser outra pessoa.

O escritório de advocacia Griffin Law abriu o processo contra a página de internet www.twitter.com/blaneysblarney sob a alegação de que seu autor fingia ser o blogueiro de direito Donal Blaney, proprietário da Grif-fin Law. O precedente legal poderia ter implicações extensas na blogosfera.

"Creio que a decisão de emitir a ordem judicial pelo Twitter seja um marco", afirmou o professor da faculdade de direito Konstantinos Komaitis, da Universidade de Strathclyde. "Estão criando um precedente que se tornará referência para os outros", disse Komaitis.

O advogado Andre Walker, da Griffin Law, afirmou que o tuiteiro anônimo irá receber uma mensagem do tribunal da próxima vez que acessar sua conta no site. "Quem for que seja, a pessoa irá receber uma ordem para parar de postar, remover mensagens antigas e se identificar junto ao tribunal através de um link na internet", disse.

Frase selecionada

E aqueles que foram vistos dançando foram considerados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.
(Friedrich Nietzche)

Registre as histórias, fatos relevantes, curiosidade sobre Paulo Amaral: rasj@rio.com.br. Aproveite para conhecê-lo melhor em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b277b.htm

Eis o veículo (Motorella) que tenho utilizado para andar na ciclovia da Lagoa e ir ao trabalho sem suar