sábado, 13 de dezembro de 2008

Jornal Destak - Brasil - 12.12.08 - p. 4

EDUCAÇÃO
Menos de 10% dos jovens que cursam o 3º ano do ensino médio aprendem o que é considerado adequado em matemática para esta série. A conclusão é de um estudo divulgado ontem pela ONG Todos Pela Educação, com base em dados de 2007. Para a entidade, o país deve ter como meta chegar a 2022 com ao menos 70% dos alunos dominando em sala de aula o que é essencial. A situação se deteriora ao longo das etapas de ensino. Na 4ª série do ensino fundamental, 23,7% aprendem o que é adequado; na 8ª série, o percentual cai para 14,3%. Em alguns Estados no Norte e no Nordeste, menos de 5% dos alunos do ensino médio dominam o essencial em matemática ( veja quadro ). Rio de Janeiro O Estado do Rio de Janeiro acompanha a média do Brasil: apenas 10,1% dos jovens do ensino médio aprendem matemática, embora quase metade (46,7%, em 2007) esteja concluindo esta etapa escolar até os 19 anos. Os resultados são um pouco melhores quando a disciplina é língua portuguesa. A parcela dos jovens que tem nível apropriado na disciplina sobe para 24,5% no Brasil e para 26,9% nas escolas do Rio de Janeiro.

Registre as histórias, fatos relevantes, curiosidade sobre Paulo Amaral: rasj@rio.com.br. Aproveite para conhecê-lo melhor em http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b277b.htm

Eis o veículo (Motorella) que tenho utilizado para andar na ciclovia da Lagoa e ir ao trabalho sem suar